5 Hábitos que melhoram o funcionamento do intestino



constipação intestinal ou prisão de ventre é uma das queixas mais frequentes entre as mulheres. É considerado dentro do normal o indivíduo adulto que evacua de duas a três vezes por dia ou até de dois em dois dias, pois o hábito intestinal é bastante variável entre as pessoas, dependendo de diversos fatores, desde clínicos até emocionais.
A causa mais comum da constipação intestinal crônica é a baixa ingestão de fibras, que são encontradas principalmente em frutas, verduras e grãos. As fibras são essenciais para que o intestino funcione com regularidade, já que elas aumentam o volume das fezes e retêm líquidos nas mesmas, fazendo com que as fezes se tornem mais pastosas e fáceis de eliminar. Por isso, a dieta e ingestão de líquidos são muito importantes para o funcionamento do intestino. 

Aumente a ingestão de frutas: Principalmente as que se podem ser consumidas com casca e o bagaço, tem um efeito bastante benéfico ao nosso intestino. Verduras, cereais integrais e derivados (farelo de trigo, aveia e pães integrais), sementes oleaginosas (linhaça,castanhas,gergelim,amêndoas) e as hortaliças em geral (todos os tipos de folhas verdes) também ajudam a regular o intestino.

Beba bastante líquido: Água e sucos naturais batidos com a semente lubrificam o intestino e ajudam na formação das fezes. Um bom exemplo é o suco de melancia, sem água e sem açúcar batido com sementes. 


Cuidado com os esses alimentos: Evite bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos que aumentem a produção excessivas de gases.
Consuma iogurte: O iogurte é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pessoas intolerantes á lactose ou alergia a proteína do leite).
Não utilize laxantes por conta própria: Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, consulte um médico. O uso prolongado pode trazer problemas de saúde e piorar a constipação.
Além de todos esses hábitos de alimentação, procure praticar exercícios. O sedentarismo atua de forma negativa no funcionamento do intestino. Isso foi comprovado.
E você, tem problema de intestino preso? Se puder, falo um pouco disso no nosso canal.
É muito bom poder dividir idéias e ajudar uns aos outros!

Espero ter ajudado. Beijos e bom feriado!
Angeli







2 comentários:

  1. EU faço isso tudo aí, mas não é todo dia que consigo ir, que droga né?

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Maquiada & Esmaltada no Facebook

    ResponderExcluir
  2. Nanda,

    Essas coisas são demoradas mesmo. É preciso ter paciência e praticar diariamente os hábitos citados acima, mas se não funcionar nem asim, corra para o médico.

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem vinda(o)!
Deixe seu comentário sobre a postagem que teremos prazer em responde-lo.
Se você tiver Blog/Site, não esqueça de deixar o link para retribuirmos a visita!

Beijinhos!