SOS saúde

Queridos,

a partir de hoje, todas as sextas feiras falaremos sobre saúde e bem estar. Acho extremamente importante cuidar da saúde e passar tudo o que estiver ao meu alcance para outras pessoas, vocês á outras e assim por diante...

Hoje vamos falar sobre 15 dicas básicas para alimentar-se bem e até emagrecer, ou se esse não for o objetivo, pelo menos cuidar da saúde. 

Então, vamos lá:

1 - Esqueça salgadinhos, bolachas recheadas ou alimentos que contenham corantes:
2 - Faça uma comprinha no mercado pensando em sua nova alimentação. Compre: Iogurte light, bolacha água e sal, barrinhas de cereais, frutas (elas podem ser: melão, pera, ameixa, melancia, morango, laranja, limão, maçã), legumes, verduras, queijo branco, filé de frango, peixe, peru, contrafilé ou patinho, leite desnatado ou quem não está acostumado, pode começar com o semidesnatado, chá e gelatina.


Claro, que você não precisa comprar tudo isso, nem sempre as pessoas gostam de tudo que coloquei aqui, escolha suas frutas prediletas, seus legumes e tipos de carne. O importante é consumir pelo menos duas frutas por dia, intercalar as carnes, um dia comer peixe, no outro carne, no outro frango, lembrando que comer carne uma vez por semana já é suficiente. Consumir pelo menos 1 litro e meio de água, ou uma média de 8 copos por dia, optar sempre por sucos naturais em vez de refrigerante, mesmo as versões diet e light. Bebidas com gás dilatam o estomago e dão a falsa ilusão de saciedade.

3 - Esqueça frituras. Se você gosta de hambúrguer, experimente colocar umas gotinhas de azeite em uma forma e hambúrguer de frango nela e colocar para assar no forno, em vez de fazer frango frito, coloque o frango inteiro ou á passarinho na forma para assar no formo. Que delícia!
4- Sempre que for comer um doce (que seja somente aos fins de semana), prefira os feitos de fruta. Eles são muito mais saudáveis do que qualquer outro doce industrializado. Escolha o chocolate meio amargo ou amargo, são mais saudáveis.
5- Se quer muito emagrecer, evite dietas que sejam baseadas em um único tipo de alimento ou nutriente.
6- Comece sempre uma refeição com um belo prato de salada. Esse é um truque que ajuda muito, pois quando você for comer a comida, já estará satisfeito e comerá pouco.
7- Evite embutidos como mortadela, presunto, salame, salsicha.
8- Em restaurantes por quilo, olhe todas as opções antes de fazer seu prato e escolher os alimentos. Isso evita que você faça um prato muito exagerado, por que foi colocando tudo que gostava nele e quando viu estava parecendo um prato de pedreiro.
9- Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
10- Esteja sempre com uma barrinha na bolsa e carregue seus lanchinhos para o trabalho (iogurte, gelatina, queijo branco, frutas). Assim, deu fome? Tá na mão.
11- Não beba líquidos durante as refeições. Esse hábito atrapalha o processo digestivo, podendo dar gases e constipação, além de dificultar a perda de peso.
12- Evite o consumo de sal e açúcar. Se puder usar adoçante nos cafezinhos, melhor!
13- Diminua o consumo de bebidas alcoólicas, mas uma tacinha de vinho todos os dias fará muuuito bem!
14- Faça suas refeições em lugar calmo, o barulho e excesso de movimento deixa as pessoas agitadas, fazendo com que elas comam rápido e em maior quantidade.
15- Movimente-se sempre! Se não pode fazer academia, não é desculpa. Caminhe no mínimo 3 vezes por semana, por 40 minutos. Isso te fará ser muito mais saudável.
Procure comer de 5 á 6 vezes por dia. Acorde, alimente-se com algo leve, como por exemplo, um iogurte light com cereais, após 3 horas coma uma barrinha um iogurte ou uma fruta, almoce algo leve, deu vontade de comer uma sobremesa? Como gelatina, se  mesmo assim você ainda quiser muito comer um doce, coma um pedaço de chocolate ou um docinho pequeno, mas lembre se, isso não pode acontecer todos os dias e você não pode enfiar o pé na jaca! Após 3 horas coma algo que não tenha comido ainda, iogurte, bolacha água e sal (no máximo 3 unidades), á noite coma uma salada feita em casa mesmo com um grelhado, legumes ou atum, ou uma canja ou outra sopa mais light, como a de mandioquinha light.
Durma cedo para não sentir fome outras vezes, mas se não for possível, após 3 horas, coma outra fruta ou tome um chá.

Bem, todos sabemos que não é fácil se reeducar, mas é necessário, mesmo para aqueles que são magrinhos. Vamos nos cuidar para no futuro não ficarmos hipertensos e termos problemas de saúde, como colesterol e pressão alta, diabetes, etc.


Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho e que aos poucos, todos descubram o quanto pode ser saboroso e gostoso comer alimentos lights e leves, se comprarmos os sabores e marcas certas para o nosso paladar.

beijos e fiquem com Deus!
Angeli.



14 comentários:

  1. Eu preciso mais do que urgente reeducar minha alimentação para meu intestino funcionar corretamente rsrs
    Valew pelas dicas Ge, vc é a melhor! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lê!

      Realmente vc precisa mudar seus hábitos. Procura seguir um pouco do q eu postei, vc vai ver q vai melhorar muito!

      Bjo

      Excluir
  2. Também to precisando reeducar minha alimentação hein, haha. Ando deixando as frutas muito de lado, preciso prevenir as monstruosas celulites rs. Adorei o post, beijos



    http://bonecasdeatitude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Isso msm Pri!

    Esqueça o refri e beba bastante água e adeus celulite!

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, e a ideia de toda sexta faer post sobre saude, afinal, devemos ficar bonitas por dentro e por fora.. rsrsr Saude é muito importante cuidar.
    Beijos

    http://universoroxoerosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jacqueline, é importante estar bem por fora e principalmente por dentro!
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei as dicas amiga, nossa saúde é muito importante mesmo!!!

    bjos

    http://tudoqueinteressaasmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, que bom que gostou, é só seguir as dicas que verá o resultado!
      Beijos

      Excluir
  6. Muito ótimo o post! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, que bom que gostou, Obrigada querida!
      Sucesso pra você tbm! Beijos

      Excluir
  7. Comer direitinho é tão difícil pra mim!Preciso me reeducar!

    Adorei o post!

    Beijos
    http://trichique.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, é dificil para a maioria!
      O importante é começarmos a comer certo aos poucos, e logo vira costume!
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei seu blog, essas dicas são ótimas e muito importantes eu sou dificil pra comer frutas e legumes mas estou tentando mudar isso, te seguindo de volta, tem sorteio lá no blog participa vou deixar o link pra vc, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com/2013/06/sorteio-em-parceria-com-smart-life.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, a alimentação é uma coisa séria mesmo!
      É difícil se reeducar, mas é preciso!
      Beijos

      Excluir

Olá! Seja bem vinda(o)!
Deixe seu comentário sobre a postagem que teremos prazer em responde-lo.
Se você tiver Blog/Site, não esqueça de deixar o link para retribuirmos a visita!

Beijinhos!